Vinagre e limão: aprenda receitas caseiras e ecologicamente corretas que ajudam a limpar a casa

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

molly

Limpeza da máquina de lavar: "Ela acumula a gordura do tecido. É preciso lavar de vez em quando". Use o vinagre para dar uma batida. Basta colocar um litro do líquido e deixar cumprir um ciclo de lavagem.


Neutralizar odores: o vinagre tira cheiros indesejados de carpetes. "Quando algum animal fez algo que não devia, ou o tapete está com cheiro estranho" limpeza com um pouco de vinagre diluído em água. Também acaba com o cheiro de queimado na cozinha.


Clarear ou não deixar escurecer: essa é para fazer com o limão. Quando for colocar alguma panela em banho-maria, corte uma rodelinha da fruta e coloque na água. Também é bom quando uma panela escureceu. Ferva com um pouco de água e rodelas de limão . A mesma receita pode fazer os acendedores das bocas do fogão ficarem mais claros.


Perfumar a casa: fez fritura e a cozinha está impregnada com este cheiro?

Receitinha básica:

Uma é colocar canela em pó e deixá-la esquentar na frigideira. Ela soltará seu cheiro. Quem acha o perfume muito forte pode optar por fazer um chá de cravo e canela. O cheiro vai perfumar a cozinha.

Adeus, formigas: "Elas detestam cravos da índia.


Traças, nunca mais: quem já viveu experiência de ver papéis e roupas atacados por traças, pode combatê-las com lavanda. "Faça saquinhos de gaze com as sementes da alfazema ou de lavanda, que você encontra em qualquer loja de produtos naturais", diz. Atenção: são as sementes e não as flores. E coloque os sachês no fundo das gavetas.
Amaciante: segundo a cartilha ecológica do Greeenpeace, as roupas podem ficar macias de dois jeitos. "Para amaciar roupas, adicione 1/2 copo de vinagre ou 1/4 de copo de bicarbonato durante o enxágue."

Banheiros: essa dica também é do Greenpeace. "Para limpeza geral dos banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã."
Janelas e vidros: "Para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velho."

MOLLY

4 comentários:

Profª Cristiana Passinato disse...

Legal, eu e minha mãe gostamos das receitinhas, vou recomendar...
Bjs

anny-linhaozzy disse...

Silvia:
Muito muito bom!
Já dei RT no Twitter.
Beijos.
Bom fim de semana!
Anny(@Annyllinha)

milton toshiba disse...

Vou experimentar o vinagre nos tapetes, pois as pessoas que convivem com o animal, normalmente não sentem o cheiro.

:)

Clau disse...

Adorei as dicas,postei umas no meu blog mas as suas são bem interessantes,será que posso usá-las no blog?se permitir postarei dando devido crédito,bjus!

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino