Cozido, frito ou assado - cada forma de preparar o alimento tem prós e contras

quinta-feira, 19 de março de 2009





Saiba como driblar o ressecamento da carne assada e a perda de nutrientes no cozimento
Na hora de fugir dos restaurantes fast food, muita gente se atrapalha: que tipo de preparo privilegiar? Será que as frituras nunca são uma boa alternativa? Para tirar essas e outras dúvidas, fomos atrás de uma nutricionista especializada em dietas saborosas e que dão certo. A seguir, a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani, explica quais são os prós e os contras dos tipos de preparo mais comuns. Ganhar tempo na cozinha é importante. Mas isso não pode ser feito às custas da sua saúde , afirma.

Cozido
Como é: técnica em que o alimento é preparado na água ou vapor até adquirir uma consistência macia.

Vantagens: adicionar o alimento quando a água já está fervendo diminui a perda dos nutrientes. Assim, quando queremos obter uma carne saborosa, ou vegetais mais nutritivos, devemos colocá-los quando a água já estiver fervendo. Cozinhar o alimento no vapor também é bastante saudável. Leguminosas, como feijão, soja e lentilha, contêm substâncias que atrapalham a absorção de alguns minerais. O aquecimento elimina essas substâncias e facilita a absorção das proteínas desses vegetais, tão importantes para quem vive sem a carne.

Desvantagens: adicionar o alimento para cozinhar quando a água ainda está fria traz perdas de seus nutrientes significativas. Se você for desprezar a água, não ponha os legumes quando ela ainda estiver fria.

Cozido no vapor
Como é: consiste na cocção dos alimentos pela aplicação indireta do calor proveniente de água em ebulição.

Vantagens: os minerais e as vitaminas dos alimentos são mais bem conservados, pois não há perdas por difusão, como na água. Além disso, cozinhar a vapor dispensa o uso de gorduras, podendo deixar as preparações menos calóricas e muito mais saudáveis.

Desvantagens: este tipo de cocção é um pouco mais lento em comparação à cocção em água.
Cozinhar sob pressão
Como é: na panela de pressão, os alimentos são cozidos em vapor superaquecido.

Vantagens: a pressão promovida no interior da panela aumenta a temperatura para mais de 100ºC, diminuindo o tempo de cozimento. E contribui com o meio ambiente.
Desvantagens: no entanto, apesar de menor do que no cozimento tradicional, ainda ocorre perda de vitaminas e demais nutrientes do alimento. Eles são perdidos para a água usada no procedimento.
Dica: O melhor é cozinhar os alimentos com a casca. Além de conservar muito mais as vitaminas, esse processo permite menos desperdício (depois de cozinhar, basta passar a mão que a casca sai totalmente). A quantidade de água também é importante: os alimentos devem ser cozidos com o mínimo possível. O ideal é colocá-los quando o líquido já estiver fervendo e preservar a panela fechada. Para aproveitar todas as vitaminas e proteínas dos alimentos, essa água também pode ser usada para preparar arroz, feijão, lentilha e macarrão. Evite colocar bicarbonato de sódio para realçar a cor verde dos alimentos como brócolis, vagem e couve. Isso porque eles perdem parte das vitaminas do complexo B e da vitamina C quando fervidos com o bicarbonato.

Refogado
Como é: refogar é fritar alimentos em pouca gordura. Os refogados devem ser feitos em fogo brando, acrescentando-se água até que o alimento adquira consistência macia.

Vantagens: adicionando a água aos poucos, você consegue alcançar a textura mais crocante.
Desvantagens: a quantidade excessiva de gordura, usadas por muita gente, aumenta as calorias do alimento. Também tome cuidado com o excesso de tempero.
Dica: O ideal é que o alimento fique al dente, termo que define o ponto de cozimento eu deixa os vegetais crocantes ao mordê-los. Assim, os nutrientes são preservados e o alimento adquire a consistência correta. Cozinhar demais enfraquece as fibras dos alimentos, não faça isso.

Cru
Como é: consumir o alimento em sua forma in natura.

Vantagens: No caso dos vegetais, ao comê-los crus é a maneira de aproveitar ao máximo seus nutrientes, perdidos durante o cozimento prolongado. Quem optar por consumir alimentos crus colabora também com o bom funcionamento do intestino.

Desvantagens: o risco de contaminação por bactérias, ao ingerir esses alimentos, é grande quando não se conhece a procedência dos produtos. Informe-se sobre todo o processo de manipulação, conservação e higienização desses alimentos antes de chegarem à mesa.
Dica: comer cru não tem nada a ver com falta de cuidado, de gosto ou de qualidade. O primeiro passo é lavar os alimentos em água corrente. Também dê preferência a alimentos cultivados sem agrotóxicos. Caso tenha dúvidas com relação aos aditivos químicos, use uma escovinha no processo de higienização e, depois, um pano limpo para enxugar. Se você tiver centrífuga, não há necessidade de descascar a fruta ou o legume, como cenoura, tomate e beterraba, basta que estes estejam bem limpos. Evite triturar muito as frutas no liquidificador (se for o caso) para que não percam as fibras e vitaminas. O ideal é consumi-las inteiras ou em pedaços grandes.


Justificar

Fonte: Minha Vida

5 comentários:

Agostinho Lopes disse...

Para o cozimento de legumes como cenoura, brócolis, repolho, batata e outros mais consistentes, a depender do tipo de preparação, é mais apropriado usar a técnica de "branqueamento", que consiste em colocar a leguminosa em água já fervente, por um tempo mínimo, que varia de 3 a 8 minutos, dependendo do tipo de leguminosa e, em seguida, barrar o processo, através de um banho de água tratada fria ou gelada (mais recomendado), para freiar o processo de cozimento. Não há perda significativa de nutrientes, a aplicação do calor elimina o risco bacteriano.

milton toshiba disse...

Nunca imaginei que uma colher de bicarbonato diminuía a quantidade de vitaminas.

abs

Telma - Tocantins disse...

Interessante, mas aqui aonde moro, impensável comer alimentos crús.

abraços

Regina disse...

Já vi que a o bicabornato, não foi novidade apenas para mim, vivendo e aprendendo.

bj

Bia Maia disse...

Sil querida!!!
Vc é uma graça!!!
Um grande "presente" que recebi via BLOG!!!: Você!!
Continue sempre nos encantando com suas receitas e dicas MARAVILHOSAS!!
beijo no seu coração!!!
Bia

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino