Alimentação de acordo com a sua Idade.

domingo, 1 de março de 2009

Após 50 anos

Esta é a fase de investir, mais do que qualquer outra, em alimentos funcionais, que apresentam substâncias ativas que previnem doenças.

Outro dado interessante pode ser investir na atividade cerebral, memória e concentração, aumentando o consumo de alimentos como ômega 3 dos peixes, como o salmão e a sardinha, a vitamina E das castanhas e do abacate.

Nesta fase, é importante também investir em alimentos que cuidam do coração, das artérias, da pressão arterial e da glicemia. Aveia (que contem fibras como o betaglucan que controla a absorção do colesterol pelo intestino), gorduras saudáveis que removem a gordura ruim da circulação, como o azeite de oliva, semente de linhaça, além dos peixes de água fria e alho, um alimento com multifunções no organismo, desde imunoprotetor, anticancerígeno, até anticolesterolêmico.

As recomendações para azeite ficam em torno de 30g/dia, ou seja, 2 colheres de sopa; para peixe, 2 vezes por semana; para alho, 1 dente/dia.

Nesta fase:

Se Seu colesterol aumentou
Por mais que lhe digam que é genético ou de fundo emocional devido ao estresse, até pode ser, mas a alimentação não muda, ela tem que ser cuidadosa de qualquer jeito. Anote estas dicas:

Gorduras saturadas da carne vermelha, frituras, de bolachas, manteiga são piores do que o próprio colesterol para aumentar o colesterol sérico.

Investir em fibras solúveis como aveia, cerca de 1 xícara de aveia em flocos o 1 e ½ xícara de farelo de aveia pode reduzir o colesterol em 5%.

Estudos recentes mostram que uma porção de 100g de amêndoas pode reduzir os níveis de LDL colesterol em 14%.

Gorduras monoinsaturadas como do abacate, do salmão, do azeite são importantes como redutoras de colesterol.

Uma substância presente no alho, a alicina, contém propriedades de baixar o colesterol sanguíneo.

Bifidobactérias presentes no iogurte podem auxiliar o movimento gastroinstestinal, reduzindo a reabsorção do colesterol e outras substâncias tóxicas.

Não substitua a carne de peixe por cápsulas de óleo de peixe, pois pode causar aumento do LDL. Deve-se comer peixe, principalmente os gordurosos como o salmão, pois este tipo de gordura de peixes que contém boas doses de ômega 3.

Nenhum óleo vegetal tem colesterol, mas tem gorduras, pois o colesterol só provém de alimentos animais e não vegetais.

Os extratos de folhas da alcachofra contêm cinarina, em experimentação farmacológica, aumentaram a secreção biliar e provocaram redução de colesterol e triglicérides. Dessa forma, esse extrato vem sendo indicado como hepatoprotetor e no tratamento de hiperlipidemias.

O Chá verde tem sido estudado por conter polifenóis, que inibe atividade da uroquinase, enzima envolvida, entre muitas atividades anticarcinogênicas e antioxidantes, na redução a concentração plasmática de colesterol, com isso resultados experimentais têm indicado o chá verde no tratamento das hiperlipidemias. O chá verde, como tal, deve permanecer na área de alimentos. No entanto, o uso crônico de extrato de polifenóis purificado desse chá, em formas farmacêuticas, provavelmente deverá ser classificado como medicinal, em virtude de seus efeitos farmacológicos e indicações.

Experimente as novidades no mercado de margarinas com fitosteróis. Estudos comprovam que o consumo de 20g diários podem diminuir de 6 a 10% o nível de colesterol.

Se sua pressão arterial subiu...

O principal neste caso é manter um peso estável (se for excessivo, tente reduzir, mas nada de ficar subindo e baixando o peso, é pior!) Uma perda de 3 a 5 Kg já pode corresponder a uma mudança significativa no controle da pressão arterial.

Exercite-se! Não fume!

Diminua o consumo de sal. Sal aumenta a pressão sanguínea em algumas pessoas, mas não em todas. No entanto, é muito difícil avaliar quem tem hiper sensibilidade ao sal, portanto é necessário controlar! Ninguém precisa mais do que 2 a 3 g de sal por dia ( Para se mais preciso: 3g de sal é igual 1 tampa de caneta bic). Dica: retire o saleiro de mesa e para restringir ainda mais, substitua um pouco do sal no tempero por ervas como sálvia, alecrim, orégano, pimenta, vinagre, cebola, alho. Evite também enlatados, embutidos, sopas desidratadas, picles, molho de soja (shoyo), margarinas com sal, que são alimentos ricos em sódio.

Alguns medicamentos como contraceptivos orais, esteróides, supressores de apetite, antidepressivos e remédios para o nariz podem causar uma elevação da pressão arterial.

Consuma 3 a 5 porções de frutas e vegetais ao dia

Uma ingestão adequada de potássio também é necessária não só para manter a pressão controlada como também para prevenir contra infartos. E lembre-se que alguns diuréticos utilizados para controlar a pressão causam uma excreção de potássio junto com o sódio, o que é muito ruim.

Verifique sua ingestão de cálcio, pois este mineral pode ajudar a manter as artérias relaxadas, facilitando o fluxo sangüíneo.

Alimentos ricos em Magnésio também ajudam a manter a pressão controlada, além de ser bom para o coração. Grãos integrais que não tenham sido processados, folhas verdes, castanhas, frutas secas, peixe, frango, carne, carneiro são todos boas fontes deste mineral.

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas, porque o álcool aumenta a pressão, mesmo que você considere relaxante! Depois do excesso de peso, o álcool é um dos fatores mais importantes no aumento da pressão

0 comentários:

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino