Pretzel

quinta-feira, 27 de novembro de 2008



Ingredientes para o acabamento:
2 colheres de sopa de sal grosso
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Ingredientes para o banho-alcalino:
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
2 e 1/2 xícaras de água morna

Ingredientes para a massa:
1 colher de chá de sal
4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
5 g de fermento biológico granulado
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 e 1/2 xícara de água morna.

Modo de preparo da massa:
Coloque em uma tigela a água morna, salpique com o fermento biológico e misture bem. Acrescente o açúcar mascavo e o sal e, misture novamente. Acrescente a farinha de trigo aos poucos misturando bem a massa; dependendo da qualidade da farinha, você poderá utilizar mais ou menos. Amasse até que a massa de desprenda das mãos, deverá ficar parecida com massa de pão.

Coloque a massa para descansar e crescer por 45 minutos, ou até que dobre o volume.

Modo de preparo do banho-alcalino:
Misture bem o bicarbonato, a água morna e reserve. Unte uma assadeira com óleo vegetal. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Após crescida, divida a massa em 18 partes iguais e, em um plano de trabalho, vá esticando a massa com as palmas das mãos fazendo o formato de "cobrinhas" com cerca de 2 cm de espessura por 50 cm de comprimento.

Dê o formato tradicional de pretzels, ou então una as duas extremidades e faça um 8. Se seu forno for pequeno, execute esta etapa em duas vezes, mantendo metade da massa na geladeira até a hora de utilizar.

Mergulhe cada pretzel no Banho-Alcalino e coloque na assadeira untada, deixe crescer novamente por mais 15 minutos. Asse os pretzels por cerca de 12 minutos ou até que estejam bem dourados, retire do forno e ainda quentes pincele com manteiga derretida e salpique com o sal grosso

0 comentários:

Postar um comentário

Molly1: Colecionadora de Receitas Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino